Quando falamos de Internet, queremos distância de sites lentos e que nos obriguem a esperar muito tempo para carregar a informação que estamos à procura. A velocidade do seu site é importante para o sucesso do seu negócio e se pensa que os seus clientes são diferentes, desengane-se!


O tempo que o seu site demora a carregar pode ser a diferença entre ganhar e perder um potencial cliente. Num estudo divulgado pela Unbounce, o Google reporta que 32,3% das pessoas sai da página após esperar três segundos. Quer isto dizer que o seu site pode ter um design fantástico e conteúdos relevantes, mas se demorar mais do que três segundos a carregar, os utilizadores não vão esperar para ver. Mais do que três segundos e está, literalmente, a convidar os seus clientes e potenciais clientes a visitar o site da concorrência.

Quem faz pesquisas online, quer respostas rápidas e um site que demore a mostrar informação causa uma primeira impressão negativa. E, na verdade, não são apenas os utilizadores que preferem sites rápidos. Sabia que o Google dá preferência a sites que carregam rapidamente? Se o site da sua empresa tem um bom tempo de carregamento, o seu negócio tem mais hipóteses de aparecer nas primeiras posições da pesquisa orgânica do Google. Porquê? Porque o Google quer que os utilizadores tenham uma boa experiência com os sites que apresenta e, ao carregar rapidamente, o seu site vai transmitir eficiência e confiança, o que deixa os utilizadores satisfeitos.

Calma, o Google também se preocupa com as empresas e, por isso, disponibiliza uma ferramenta bastante simples e fácil de usar – o PageSpeed Insights – que, para além de medir a velocidade dos sites, indica quais os parâmetros que podem ser otimizados.


Como funciona o PageSpeed Insights?

Esta ferramenta totalmente grátis não podia ser mais simples: basta inserir o link do site da sua empresa e clicar no botão “ANALYZE”. O PageSpeed Insights irá fornecer a avaliação de vários parâmetros, nomeadamente:

  • Velocidade (métricas de FCP e DCL);
  • Otimização (numa escala de 1 a 100);
  • Estatísticas da Página;
  • Sugestões de otimização;
  • Otimizações já existentes.

E não se preocupe, como pode ver na imagem, é muito fácil perceber os dados apresentados (para desktop e mobile):



Muito resumidamente, a ferramenta apresenta um número que quanto mais próximo do 100 for o resultado, melhor é a velocidade do seu site. Em relação às cores, a verde estão os itens que estão a funcionar de forma adequada, a amarelo os itens que podem ser melhorados e a vermelho os que requerem a sua atenção e que precisam mesmo de ser resolvidos.


O que pode prejudicar a velocidade do seu site?

O site da sua empresa é o cartão de visita digital do seu negócio. Quem procura pela sua empresa quer saber quais os serviços que a sua empresa tem para oferecer, ver os seus contactos, ver imagens dos seus produtos, ver vídeos das suas instalações, falar consigo num chat e fazer marcações e reservas online, mas será que tudo isto tem impacto na velocidade do seu site? Na verdade, há alguns fatores a ter em conta e que podem prejudicar a performance do seu site, nomeadamente:

  • Imagens e vídeos “pesados” ou mal otimizados
    Os conteúdos multimédia devem estar otimizados para web para que o carregamento da página onde estão inseridos seja rápido;
  • Plugins em excesso
    Fáceis de instalar e de utilizar, os plugins podem dificultar o carregamento do site, porque, normalmente, executam operações complexas;
  • Publicidade em excesso
    A publicidade em excesso pode diminuir a velocidade de um site já que será necessário aguardar o carregamento de todas as imagens;
  • Alojamento do site
    Um serviço de alojamento que permita uma ligação rápida entre o servidor e o browser é crucial no tempo de carregamento do seu site.



Segundo o Global Web Index, 85% dos portugueses pesquisa online por produtos e/ou serviços para comprar. Isto significa que o site da sua empresa precisa de causar uma boa primeira impressão e, como já vimos, se não carregar rapidamente, os utilizadores vão desistir e visitar a concorrência.



Se não está satisfeito com a velocidade do seu site, nós podemos ajudar. Recentemente, fizemos um upgrade tecnológico à nossa plataforma Yellowbox e agora, para além de todas as funcionalidades existentes, todos os nossos sites cumprem as melhores práticas de carregamento, sem recurso a plugins e sem custos acrescidos.


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