A sua empresa tem um website e, se calhar, até está contente com o design conseguido, bem como com a qualidade e credibilidade que ele transmite. Ou então, é daqueles que morre de inveja ao entrar nos sites da concorrência, pensando sempre que esses são melhores que o da sua empresa.

Seja qual for o seu caso, há uma pergunta que se impõe, já que a qualidade do seu site pode influenciar directamente o posicionamento online do seu negócio e a forma como a sua marca é vista pelos consumidores. E a pergunta é:

Afinal, o que define um bom website?

Não é preciso ser um génio em programação ou um web developer galardoado para poder avaliar a qualidade do site da sua empresa. Esta até se pode transformar numa tarefa bastante simples, se utilizar algumas das ferramentas que aconselhamos mais à frente. Mas vamos começar pelo princípio.





Identificação com a marca


Tal como se de uma loja física se tratasse, o seu site deve representar a imagem da sua marca. Ele é um interface entre si e os seus clientes, que o deve diferenciar dos seus concorrentes e atrair mais visitantes. Além disso, ele deverá ser útil, fornecer a quem o visita informações relevantes sobre os produtos que oferece.

Experiência de utilizador


É claro que um bom site tem que valorizar a experiência do utilizador. É aqui que entra o layout bonito, um bom grau de funcionalidade e elementos que o tornem “persuasivo”, facilitando a conversão das visitas em clientes. Não é isso que todos queremos? Mas a experiência de o utilizador também se avalia pelo tempo que cada página demora a carregar e pela experiência de navegação proporcionada, muito influenciada pela própria estrutura do site.

Performance junto dos motores de pesquisa


Mas a qualidade do seu site não se reflete apenas na satisfação dos utilizadores, é necessário agradar também aos motores de busca. E como sabemos, o Google é o motor de pesquisas mais utilizado a nível mundial. Assim, é preciso ter conhecimento de algumas estratégias mais técnicas, que facilitem o bom posicionamento do seu site nas páginas de resultados dos motores de pesquisa quando alguém procura por produtos ou serviços que a sua empresa oferece. Quem é que não ouviu falar do tal algoritmo, que está sempre a mudar, e que define a posição do seu site no Google consoante determinados elementos como a velocidade do website, a sua performance em dispositivos móveis, a estrutura e organização dos conteúdos web e o próprio grau de autoridade do website?

Assim, para uma avaliação completa ao site da sua empresa deverá ter a conta a sua percepção, a percepção dos utilizadores, que muitas vezes pode ser mensurada através da análise de comportamentos no Google Analytics (quais as páginas mais visitadas, quanto tempo cada utilizador despende no seu site, qual a taxa de abandono, entre outras métricas), e finalmente, a forma como Google olha para esse mesmo site.





Muito complexo? Não se esqueça que lhe assegurámos que a avaliação do seu website pode ser uma tarefa bastante simples e que prometemos partilhar consigo as ferramentas que o vão ajudar nessa tarefa. Em pouco mais de 5 minutos, vai poder ter uma análise completa do seu site e saber como ele é visto pelos motores de busca.


Website Grader


O Website Grader da Hubspot deverá ser o seu ponto de partida. Em menos de 30 segundos terá acesso a um check up completo do estado geral do seu website.

Com esta ferramenta gratuita, conseguirá avaliar de uma só vez vários aspetos do seu website, incluindo:

- Velocidade ou tempo de carregamento das suas páginas web;
- Performance do site em dispositivos móveis;
- Optimização SEO;
- Segurança;

Vantagens:

- Visão global: Com base nos 4 critérios mencionados anteriormente, o seu wbesite receberá uma avaliação geral, para que possa começar a debruçar-se sobre os pontos que estão a contribuir para uma avaliação menos positiva, se for o caso;
- Conselhos de melhoria: esta ferramenta não se limita a apontar a apontar os problemas, ela indica também oportunidades de melhoria para elevar a sua pontuação, fornecendo conselhos técnicos muito úteis.



Page Speed Insights (Google)


Velocidade! Todos queremos um site rápido, que não demore mais do que 3 segundos a carregar. De acordo com o Think with Google (link), “os consumidores estão mais exigentes que nunca e as marcas que forem capazes de oferecer experiências rápidas e fluidas colherão os melhores resultados”.

53% das pessoas que acedem aos sites em smartphones e tablets abandonam experiências que levem mais de três segundos para carregar.

O PageSpeed Insights da Google permite-lhe medir a velocidade do seu website e o tempo de resposta de cada página individualmente. Para o fazer, basta copiar o link da página a analisar para obter uma avaliação relativa ao tempo de resposta do seu site num desktop ou dispositivo móvel.

Vantagens:

- Elevada fiabilidade: O objectivo de todas as empresas é aparecer na primeira página do motor de pesquisas Google. Sendo a velocidade do website um dos critérios que o Google analisa, é lógico utilizar uma ferramenta do próprio Google para tirar conclusões fiáveis;
- Indicações de melhoria: esta ferramenta apresenta sugestões de melhoria concretas, organizando-as em 3 níveis: “necessário corrigir”, “considere corrigir” e “regras provadas”. Comece por implementar as indicações do primeiro grupo para aumentar a probabilidade do seu site aparecer na primeira página do Google.



SEO Analyzer (Neil Pattel)


SEO passa por tirar o melhor proveito dos motores de pesquisa, para conseguir um bom posicionamento para o seu website. Ele refere-se às técnicas de optimização que, dentro e fora do seu site, influenciam esse posicionamento.

Entre as técnicas que podem melhorar a forma como os motores de pesquisa “olham” para o seu site estão, por exemplo, a utilização de keywords relevantes para o seu negócio, ter uma boa rede de links a apontar para a sua página, ou o impacto do site nas redes sociais. A velocidade do site em mobile e o seu comportamento em dispositivos móveis são outros factores que influenciam um bom posicionamento nos motores de busca.

Porque é que é tão importante? Porque um site otimizado pode ser um fonte significativa de tráfego orgânico para o seu negócio, atingindo um público alvo qualificado, que está à procura dos produtos que a sua empresa oferece.

O SEO Analyzer de Neil Pattel é uma ferramenta gratuita, fiável e bastante completa, que analisa precisamente os factores referidos acima.

Vantagens:

- Possibilidade de avaliar a concorrência: Tem uma secção dedicada à avaliação da concorrência. Em “Competitors Analysis”, basta colar os urls dos seus concorrentes e terá acesso a um gráfico comparativo relativo a vários critérios de SEO. Pode comparar até 3 concorrentes em simultâneo.



PASiteChecker (Páginas Amarelas)


Para lhe facilitar ainda mais a vida, a Páginas Amarelas oferece a mais completa ferramenta de avaliação de websites, combinando no mesmo relatório indicadores de performance como a velocidade ou tempo de carregamento das suas páginas web, a adaptabilidade do site a dispositivos móveis, o SEO ou os critérios de segurança, como o certificado SSL.

Vantagens:

- Facilidade de utilização e rapidez: tal como prometemos não precisará de ser um programador experiente para interpretar o relatório de avaliação do seu site. Basta colar o seu url e obterá esta avaliação instantaneamente num layout simples e atractivo;
- Esta avaliação inclui a verificação de todas as integrações que tem no seu website, entre as quais, analytics e redes sociais, enquanto apresenta uma análise detalhada à estrutura do seu site, identificando por exemplo links quebrados, bem como os níveis de otimização de imagens, para uma boa velocidade de carregamento;
- O Relatório permite-lhe saber o que está em falta, o que precisa de corrigir e o que está a funcionar correctamente com um sistema de cores compreensível para todos. É conferida uma pontuação geral à performance do seu site com base em todos os factores avaliados.

Clique aqui para conhecer a ferramenta


Aqui estão as ferramentas, agora é só avaliar o seu site como um verdadeiro profissional!

Ficou satisfeito com o resultado?






Se a resposta é sim, óptimo! Mas não se esqueça de fazer esta avaliação frequentemente. Nenhuma destes critérios é estático e as constantes alterações no online requerem uma constante actualização do website para não perder o seu lugar de destaque.

Se, por outro lado, não ficou satisfeito com os resultados desta avaliação, estas dicas podem ser o ponto de partida para começar já a alterar aquilo que conseguir.

Se não tem tempo de despender nestas alterações, não desespere! A Páginas Amarelas criou uma solução de marketing digital completa que se adapta a qualquer área de negócio, a um preço justo para a sua empresa.

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