Também sente que à medida que as estações do ano se sucedem, surgem pela internet os mais variados artigos sobre as tendências de marketing digital para cada altura do ano? Pois é. É que o comportamento dos internautas é sazonal, como já lhe dissemos por aqui. Ele adapta-se às necessidades de cada estação, influenciado as pesquisas online, a forma de acesso à informação e, até, hábitos de consumo.



O seu negócio prospera durante os meses de verão? Ou, pelo contrário, faz parte do grupo dos que tentam sobreviver às mudanças repentinas nas rotinas das famílias portuguesas? De acordo com o Observador CETELEM,  81% dos portugueses estão fora casa durante os meses quentes, mas ainda assim, não desespere! É que a grande maioria revela que vai mesmo ficar por Portugal – 72%.



Assim, o verão pode significar uma ótima oportunidade de negócio! Para a aproveitar, só tem que ficar a par das principais tendências de pesquisa que, tal como as temperaturas, disparam durante os meses de verão.



Estatísticas - Tendências de Pesquisa



TENDÊNCIA GERAL – GO MOBILE!



 A alteração na forma como a infomação é consumida é uma das tendências mais importantes e que deve registar se não quer ser esquecido durante o verão!

Se a mudança no que respeita à adopção dos dispositivos móveis como principal meio de pesquisa não é nova, é no verão que esta mudança se faz sentir com mais intensidade. Na verdade, nos meses mais quentes do ano, esta mudança para o mobile acontece 86% mais rapidamente do que em qualquer outro mês do ano.

Por isso, anote desde já:

Se quer manter o seu negócio bem vivo nas memórias dos consumidores durante a época balnear, pense numa estratégia de marketing digital com um forte componente “mobile” durante os meses de verão.

Afinal, esta é a altura perfeita para aproveitar a praia, tirar partido dos momentos de convívio ao ar livre ou fazer aquela viagem agendada desde o início do ano – são 67% os que escolheram o verão de 2018 para gozar as suas férias grandes (dados do Observador CETELEM) – e os períodos em frente ao PC ou Desktop diminuem consideravelmente!



TENDÊNCIAS DE PESQUISA



“HOTEL”

Comecemos por aquilo de que já desconfiamos: procura-se hotel para as férias de verão?  A resposta só pode ser afirmativa, com “Hotel” a surgir como um dos termos de pesquisa que mais evoluem a partir de Junho e Julho. E sabia que 22% dos participantes no estudo do Observador Cetelem revelaram que reservam as suas férias de verão através de plataformas digitais? Fica a dica!



“DIETAS”

Raios de sol, temperaturas a subir… e de repente o verão está aí! As dietas para a “operação bikini” ocupam o pensamento dos portugueses por esta altura? Desde Maio, são variadas as dietas com um aumento acentuado de pesquisas no Google. No TOP5 há para todos os gostos: “dieta da melância”, “dieta líquida”, “dieta saudável”, “dieta cetogenetica”… e parece que há uma coisa que os portugueses querem perder mais que tudo – a barriga!



“SALDOS”

Já se sabe que a sua chegada gera sempre burburinho e ainda nem é verão quando se começam a ver as primeiras promoções nas lojas. Mas os verdadeiros “saldos de verão” não podiam deixar de estar entre as principais pesquisas no Google. A partir de junho, esta palavra regista um crescimento acentuado, que se vai mantendo por toda a época! Talvez seja uma boa altura para promover as últimas promoções do seu negócio!

Quer saber mais curiosidades sobre a sazonalidade dos comportamentos dos internautas? Conheça o ciclo de pesquisas por protector solar que encontrámos no ThinkwithGoogle:

“O que as pessoas procuram quando a temperatura sobe? Um bom bronzeado, é claro. No início do verão, encontramos um aumento nas pesquisas por “bronzeadores”. Mas, conforme o clima vai ficando mais quente, as pesquisas por “protetor solar” também crescem, seguidas de um grande número de pesquisas por “queimadura de sol”. No final da estação, os consumidores procuram por “aloe vera” para aliviar essas queimaduras.”



Como vê, o verão pode ser uma oportunidade e, se precisar de ajuda para definir a sua estratégia de marketing digital para um verão produtivo, procure os nossos especialistas!